segunda-feira, 28 de maio de 2007

Passeio a Mafra e Sobreiro

No passado dia 27 de Maio, realizou-se o Passeio da APRIA ao Palácio Nacional de Mafra e ao Sobreiro.
Com saída marcada para as 9:00h e, apesar de um dia um pouco chuvoso, compareceram 25 associados, que foram conduzidos, pelo autocarro da Junta de Freguesia de Colares, aos locais a visitar.
Chegados ao primeiro local de visita deste passeio, fomos acompanhados por uma guia do Palácio que nos explicou um pouco da história deste Monumento, que se encontra na lista dos finalistas concorrentes às 7 Maravilhas de Portugal, (www.7maravilhas.sapo.pt) e nos guiou pelas suas imensas e maravilhosas salas. Uma verdadeira viagem à história de Portugal, bem como à história e prestígio de Mafra, que tanto encantou os nossos associados, que iam observando tudo com muita atenção e colocando perguntas.


O Palácio Nacional de Mafra, foi mandado construir por D. João V, mas a direcção da obra coube a João Frederico Ludwig, um ourives alemão, com formação em arquitectura. As obras iniciaram-se em 1717, ano do lançamento da primeira pedra, e terminaram a 22 de Outubro de 1730, dia do 41º aniversário do rei. O Palácio-Convento, que também albergou 330 frades, possui uma das mais importantes bibliotecas portuguesas, e uma das mais belas da Europa constituída por cerca de 40 000 livros, e numerosas obras artísticas encomendadas pelo monarca no país, e mantida pelos religiosos.
Hoje em dia, apenas os investigadores autorizados têm acesso a estas obras. A biblioteca necessita de uma manutenção constante, de modo a preservar estas relíquias, sendo uma dessas manutenções (e para grande espanto dos visitantes), uma espécie de pequenos morcegos que habitam na sala da biblioteca e que de noite se alimentam dos insectos, impedindo assim, que estes danifiquem os livros.
No reinado de D. João VI o Palácio foi habitado durante todo o ano de 1807, antes da partida da corte para o Brasil, e a ele se deve a renovação decorativa de algumas das salas mais importantes. Um enorme corredor de 232 m separa os aposentos do Rei e da Rainha, e atravessa o palácio, dando acesso a todas as suas magníficas salas. Nos últimos reinados, o Palácio Real foi residência de Verão, além de alojar a Corte por ocasião das caçadas reais e dele saiu, também, em 5 de Outubro de 1910 o último rei D. Manuel II para a praia da Ericeira, onde o seu iate real o conduziu para o exílio.

Terminada a visita, tiramos a tradicional fotografia de grupo e seguimos em direcção ao Sobreiro, para almoçarmos e visitarmos esta típica aldeia saloia.



A aldeia (construída durante a década de 60) é, com efeito, um espaço de características únicas. A azenha e o moinho em funcionamento, as aldeias em miniatura, as lojas de artes e ofícios tradicionais, o arranjo das casas e das ruelas fazem com que o visitante se sinta "em casa".” (in Jornal de Notícias, Arte e Ofício – a Aldeia de Barro de José Franco, Ana Fonseca, 9/08/2006).


O Sobreiro é a reconstituição de uma aldeia típica saloia, que nos dá a conhecer os usos e costumes da população de Mafra e foi projectada e construída pelo Sr. José Franco, nascido em 1920 neste concelho. Além das bonitas figuras criadas por este artesão e que retratam vivências saloias, nesta aldeia não faltam os também tradicionais comes-e-bebes (Pão com chouriço, restaurantes com comida típica portuguesa, etc).
O verdadeiro ponto alto desta visita foi quando os nossos associados, tiveram a oportunidade de conhecer o Sr. José Franco, que se encontrava a trabalhar na sua casa, dentro da própria aldeia, fazendo algumas peças em barro.


Foi com um misto de alegria e espanto que pudemos trocar algumas palavras com este talentoso artista de 87 anos, considerado pelo escritor brasileiro Jorge Amado "um português que nasceu com o dom misterioso da beleza". Ao mesmo tempo, o Sr. José Franco ia fazendo algumas peças em barro, oferecendo-as a alguns associados e ofereceu também 2 peças para serem colocadas na sede da APRIA.

No fim, quisemos deixar a nossa marca no livro de visitas desta aldeia tão peculiar.


Após esta visita, fizemos uma pequena paragem na Ericeira e rumamos a Almoçageme, onde chegamos por volta das 16:30. No final os Associados juntaram-se na sede da APRIA, para terminarem este dia em conjunto, lanchando e assistindo ao Final da Taça de Portugal (Sporting – Belenenses).



Foi um dia preenchido e rico, quer em informação, quer em convívio, e que despertou nestes associados, uma certa curiosidade em relação às próximas actividades da APRIA.
“Então quando é que organizam o próximo passeio?”